top of page
Buscar

Aranha Lobo. Pode carregar mais de 100 filhotes nas costas!

  • Bruno Araujo
  • 30 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Uma de suas características mais marcantes que lhes conferem grande destreza durante a caça são seus olhos, os quais são dispostos em três fileiras, sendo que a primeira inferior possui 4 olhos pequenos, a segunda 2 olhos maiores e a terceira dois olhos médios, totalizando oito.
Ao contrário de outras aranhas que se guiam através do tato, as aranhas-lobo tem uma boa visão, especialmente à noite, mas elas também caçam durante o dia.

E como não elas não produzem teia usam essa característica para caçar suas presas e fugir de predadores.

Esses animais são bem pequenos, sendo que a fêmea apresenta em média 39 mm e o macho 19 mm.

As aranhas-lobo podem ser confundidas com a aranha-marrom e também com as aranhas de jardim.

No entanto para diferenciá-las, lembre-se que a aranha-lobo apesar de ter a mesma coloração marrom-acinzentada da aranha-marrom não possui a marca de violino atrás da cabeça e seu abdômen é coberto por pelos.

Já as aranhas de jardim são maiores que as aranhas-lobo, medindo de 4 a 8 cm e costumam tecer suas teias em folhas no jardim. Já as aranhas-lobo podem ser encontradas tanto no jardim como dentro das casas, próximas a portas e janelas, correndo pelo chão, nas folhas de plantas caseiras e áreas com madeira. Crescimento Acelerado Segundo estudos, dizem que as aranhas-lobo podem crescer ou diminuir mais que a média dependendo do clima, sendo que nos anos em que a primavera começa mais cedo, elas tendem a crescer mais, podendo desenvolver exoesqueletos 10% mais espessos que o normal e nos anos mais frios, foi constatado que elas reduzem o exoesqueleto.

Por quê?

Não se sabe ao certo porque isso acontece, mas pode estar ligado ao prolongamento de sua temporada de caça, ou os verões mais longos permitam que elas realizem a muda (troca de exoesqueleto) com mais frequência, o que resultaria em um crescimento maior. Do que elas se alimentam?

As aranhas-lobo comem uma grande variedade de insetos, dentre eles grilos, besouros, larvas de farinha e baratas.

Onde essas aranhas vivem?

Como não tecem teias, as aranhas-lobo constroem tocas em buracos, protegendo-os com sua teia e folhas.

Quanto tempo vive uma aranha-lobo? Elas costumam viver em média dois anos, sendo que suas maiores predadoras são as vespas caçadoras. Como é sua reprodução?

Uma característica estudada nessas aranhas e que surpreendeu os cientistas é que ao contrário de outras espécies em que a fêmea se alimenta do macho após o acasalamento, são os machos que comem as aranhas mais velhas. Essa foi a primeira vez que essa situação foi vista no reino animal. É surpreendente, pois de acordo com os cientistas as fêmeas são maiores que os machos e são elas que dominam, sendo bem seletivas em termos sexuais, sendo os machos como pequenos robôs que saem à procura de uma parceira para acasalar, já nesse caso são os machos que dominam. Segundo um estudo publicado no Biological Hournal of the Linean Society os machos costumam copular com as fêmeas virgens e comem as mais velhas devido ao fato delas serem menos sucedidas na reprodução que as mais jovens. Os cientistas sugerem que os habitat mais difíceis de viver levam os machos a devorarem as fêmeas, para que sua espécie perpetue mais forte e saudável. A aranha que foi estudada durante essa pesquisa, a aranha-lobo noctura, se encontra nas dunas de areia nas margens dos rios da América do Sul e ao longo da costa do Oceano Atlântico.

Outra característica notável em sua reprodução é que diferente de muitas das espécies de aranha que simplesmente põe seus ovos, deixando que os filhotes sigam suas vidas sozinhos, a fêmea da aranha-lobo cuida de sua cria.

Para carregar seus filhotes essas aranhas grudam um ovo de teia nas fieiras que se encontram no fim de seu abdômen, os transportando para todo o lugar, quando os ovos eclodem, os filhotes escalam o abdômen da mãe, buscando abrigo e proteção.

Dessa forma as pequenas aranhas ficam camufladas contra predadores e também se alimentam dos insetos que sua mãe caça, assim tem maiores chances de sobreviver até se tornarem adultas. Interessante, não? Vejam o vídeo abaixo que mostra exatamente o momento em que uma aranha-lobo está carregando suas crias.

Bem legal, não? As aranhas-lobo são venenosas? Sim, mas seu veneno não é nocivo para o ser humano, causando apenas vermelhidão e leve dor muscular no local da picada. Mas em casos mais graves, como alergia, a pessoa pode apresentar febre e inchaço nas glândulas linfáticas. Para tratar a picada, a pessoa deve lavar a área com água morna e sabão a fim de desinfetar o local, depois aplicar uma compressa fria no local para evitar o inchaço e criar uma pasta com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e água, passando na área da mordida caso haja coceira.

 
 
 

Commentaires


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

Doar com PayPal

Visto em

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page