O maior crocodilo (já extinto)
- Bruno Araujo
- 5 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

O Crocodilo Imperador (Sarcosuchus imperator, gr. "crocodilo carniceiro imperador") é uma espécie extinta de cocodrilomorfos neosuquio gigante que viveu durante o período Cretácico da Era Mesozoica, há aproximadamente 110 milhões de anos, onde hoje fica o deserto do Sahara. Nessa época, essa zona era uma selva pantanosa habitada por dinossauros e várias espécies de plantas e animais, incluindo os crocodilos, que sobreviviam graças aos grandes rios daquela época. Ele pesava cerca de 8 a 10 toneladas e media cerca de 12 a 14 metros de comprimento.

Os fósseis foram descobertos em Gadoufaoua, Níger, no deserto do Ténéré, que faz parte do Sahara. Os primeiros dentes de Sarcosuchus e escudos foram recuperados pelo paleontólogo francês Albert-Félix de Lapparent, na década de 1940 ou 1950. Ele data do início do período cretáceo do que é hoje a África e é um dos maiores gigantes répteis como crocodilos, que já viveu.

Crânio do Sarcosuchus imperator
Em 1997 e 2000, Paul Sereno descobriu uma meia dúzia de novos espécimes, incluindo um com cerca de metade do esqueleto intacto e a maioria da espinha de um Sarcoshucus.
Ele se alimentava de grandes peixes, tartarugas marinhas, e dinossauros de pequeno porte, que viviam no Cretáceo.
Comments